segunda-feira, 2 de maio de 2011

Alerta sobre tinturas nos cabelos


O 67º encontro anual da Academia Americana de Dermatologia (AAD) debateu sobre os perigos do uso de tintas nos cabelos. O dermatologista Dr. Jardis Volpe, da Clinica Volpe, presente ao evento, realizado em março, explica as razões.
Durante o encontro realizado do dia 06 a 10 de março, em São Francisco, foram debatidos os prejuízos que a tintura pode causar aos cabelos. Segundo o dermatologista e médico cosmiatra Dr. Jardis Volpe, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, a recomendação é que as pessoas não passem tintura nos cabelos, sobretudo, as que têm fios mais frágeis e com tendência a queda. O alerta também é de evitar realizar dois tipos de química no mesmo dia. "Submeter os cabelos a químicas consecutivas pode enfraquecê-los ainda mais e promover o aumento da queda", comenta o dermatologista. Todos os médicos presentes no encontro chegaram ao consenso de que o correto é esperar pelo menos 15 dias entre uma e outra química.
Já para quem tem queda de cabelo, no entanto, há tratamentos eficazes e rápidos. Por isso, concluiu-se que a técnica da fototerapia é a melhor solução. "Trata-se de um banho de luz com atividade biológica, que aumenta o fluxo de sangue no folículo e fortalece os fios. Com isso, além de se evitar a queda, há o aumento da quantidade de fios novos. O tratamento já está disponível no Brasil, e pode ser realizado semanalmente, de 10 e 20 sessões", finaliza Volpe.
Fonte: Holding Comunicação

Posso pintar os cabelos na gravidez?
O problema de pintar os cabelos, principalmente para as mulhers grávidas, está na variedade dos produtos químicos presentes em tinturas. Descolorir também é perigoso: o processo exige o uso do peróxido de hidrogênio. E permanentes e relaxantes envolvem uma variedade dos produtos químicos.
Ainda existem poucas pesquisas sobre os efeitos do uso de tintura durante a gravidez humana. Nos estudos em animais, em doses 100 vezes mais altas do que o que seriam usadas normalmente na aplicação humana, nenhuma mudança significativa foi vista no desenvolvimento fetal. Sabemos que somente uma pequena quantidade de todo o produto aplicado no couro cabeludo é absorvida.
Por isso a discussão entre médicos e profissionais é acirrada, perguntas ainda permanecem sem respostas, por exemplo: os níveis baixos da tintura do cabelo podem ser absorvidos através da pele após a aplicação, e a tintura é excretada na urina? Há uma quantidade mínima para não causar um problema para o bebê?
Devido aos poucos estudos realizados sobre efeitos adversos dos procedimentos de tratamento e embelezamento dos cabelos durante a gravidez, e pelo risco, ainda não esclarecido, de alterações no bebê devido à pequena absorção destes produtos químicos, não é recomendado que se realize tais procedimentos, principalmente na fase inicial da gravidez, primeiro trimestre, fase de diferenciação e definição celular.
Converse com o seu médico sobre esse assunto.
http://www.gestantes.net/posso-pintar-os-cabelos-na-gravidez-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário