quarta-feira, 4 de maio de 2011

Acidez Bucal

 
Na nossa saliva existe acidez, portanto é possível medir o pH (potencial hidrogeniônico). Mas isto depende de como os alimentos se comportam na nossa boca. Este fator influi na saúde bucal. Dependendo do alimento ingerido, podem aparecer cáries. As cáries aparecem porque a fermentação do bolo alimentar produz ácidos, por exemplo, as bactérias que estão na saliva fermentam os carboidratos dos alimentos produzindo ácido lático.  Esta reação química faz com que diminua o pH da boca. Fica em torno de 4,5, portanto ácido. 

Os dentes aparentemente parecem fortes, devido à sua estrutra óssea. Na verdade, os dentes são envolvidos por um mineral, a hidroxiapatita Ca5(PO4)3OH.
A reação dos ácidos com a hidroxiapatita forma sais solúveis em água, por isso parte do mineral se dissolve em água, o que favorece o surgimento de pequenas cavidades nos dentes. 


Se a pessoa tem o distúrbio da bulimia, onde ela ingere o alimento e provoca o vômito, o pH da boca aumenta mais ainda, porque o ácido que está no estômago (ácido clorídrico) é eliminado junto com o vômito. O pH pode chegar a 1,5, ou seja, alta concentração de íons H+ indicando alta acidez.
Para combater essa corrosão diária dos dentes, usa-se uma solução de flúor. Os íons fluoretos transformam a hidroxiapatita em fluoropatita, que é menos solúvel em ácidos. 
Quem diria, até em nossa própria saliva existe a presença do potencial hidrogeniônico (pH), tudo se deve aos alimentos que ingerimos e como esses se comportam dentro de nossa boca. O pior é que este fator influi em nossa saúde bucal, o conteúdo a seguir esclarecerá a dúvida: Por que cáries aparecem em nossos dentes? A fermentação do bolo alimentar produz ácidos, por exemplo, as bactérias existentes em nossa saliva fermentam os carboidratos dos alimentos produzindo ácido lático, essa reação leva a uma diminuição do pH da boca, ele fica abaixo de 4,5 (ácido). Pode até parecer que os dentes são fortes por se tratar de uma estrutura óssea, mas a composição dos dentes envolve o mineral hidroxiapatita, inclusive é o principal constituinte, cuja fórmula é Ca5(PO4)3OH. A reação de ácidos com Hidroxiapatita dá origem a sais solúveis em água, por isso parte da Hidroxiapatita se dissolve, o que favorecerá o aparecimento de pequenas cavidades nos dentes. O problema pode ser ainda maior se o indivíduo tiver a doença bulimia (distúrbio provocado pela ingestão de alimentos seguida de vômito induzido). 
A doença faz com que o ácido clorídrico existente no estômago seja eliminado junto com o vômito, o que leva a uma redução ainda maior do pH presente na boca, chegando a 1,5 (muito ácido). Apresentamos aqui uma solução para combater a corrosão dentária: a aplicação periódica de flúor. Os íons fluoreto (F-) presentes no flúor transformam a Hidroxiapatita em fluorapatita (substância ideal por ser menos solúvel em ácidos). Vale lembrar que o flúor sozinho não resolve o problema, uma escovação correta e o uso diário do fio dental são fundamentais para evitar a deterioração dos dentes. 

http://www.soq.com.br/curiosidades/c18.php
http://querosaberdequimica.blogspot.com/2009/06/acidez-bucal.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário