sexta-feira, 29 de abril de 2011

Coca Cola + Mentos

Circulam na Internete várias referências (incluido imagens de vídeo) à divertida e espectacular "reacção" de libertação de dióxido de carbono de uma garrafa de Coca Cola quando se despeja dentro dela uma embalagem completa de Mentos (pastilhas de chupar, de frutas variadas, com a forma de um elipsóide achatado, tipo tremoço, mas com maior tamanho).

 O efeito coca-mentos, também conhecido como erupção de mentos, é uma reação resultante da combinação do refrigerante Coca-Cola diet com a bala Mentos sabor menta. O despejo de uma ou mais dessas balas em uma garrafa do refrigerante faz jorrar um jato espumante de cola, numa singular e estranha espécie de gêiser, resultado da rápida expansão do dióxido de carbono na superfície do doce. Suspeita-se que outro fenômeno, conhecido como carbonação, está por trás desse efeito. As explicações para o fato ainda são controversas entre os cientistas, apesar de todos concordarem que se trata de um fenômeno físico e não químico. Produzir esse efeito tornou-se um experimento científico bastante popular e até mesmo um meme da Internet, com vídeos de erupções e até mesmo composições artísticas publicadas em páginas como YouTube e Google Video.
A curiosidade pelo efeito da adição de Mentos em coca-cola foi tanta que o assunto já deu origem a pelo menos dois artigos publicados em revistas científicas.
Um deles, publicado no Journal of Chemical Education, enfoca no potencial educacional do problema, com uma comparação entre diferentes métodos de geração do jato de refrigerante e as suposições feitas pelos estudantes com base nas expectativas e nas informações coletadas em diversos experimentos realizados em sala de aula.

 O segundo artigo, publicado no American Journal of Physics, traz uma abordagem mais científica, procurando sistematicamente o real responsável pela produção do efeito de jato verificado na mistura de Coca Diet e Mentos.
Os dois artigos concluíram que a melhor combinação para produzir um jato mais forte era de Mentos com Coca Diet. E os pesquisadores do segundo artigo foram mais longe, analisando os diversos fatores que poderiam afetar na eficiência da produção do jato. Os dados confirmaram que o aspartame e o benzoato de potássio (conservante) possuem papel essencial no vigor da reação. Também a elevada rugosidade do Mentos pode contribuir para uma facilitação na nucleação de bolhas na superfície do material. E ainda, como era de se esperar, que um refrigerante mais quente gera uma reação mais forte.


Um comentário: