sábado, 23 de abril de 2011

Porque o pé fede a chulé


O fato dos pés permanecerem fechados em calçados, muitas vezes inadequados, durante muito tempo, contribui para a proliferação de microorganismos.

 


Você sabia que cada pé é capaz de produzir o correspondente a ½ xícara de suor por dia?


A sola dos pés possui muitas células sudoríparas, aproximadamente 120.000 glândulas, responsáveis pela produção de suor, o que causa a presença de grande umidade nessa parte do corpo.


 


Pé x Chulé...


A pele dos pés precisa de atenção para se manter sempre limpa, hidratada e livre de microorganismos, como os fungos e bactérias, que se desenvolvem bem em ambientes onde existe pouca ou nenhuma luz, bastante umidade e matéria orgânica morta, como as células que descamam dos pés. Estes microorganismos alteram as condições naturais da pele dos pés e provocam o odor desagradável, popularmente conhecido como "chulé".



O pé-de-atleta, cientificamente chamado de Tinea pedis, é uma forma de micose bastante comum, causada por várias espécies de fungos, entre eles o Tricophyton interdigitale e o Tricophyton menthagrophytes, que comumente atacam os pés, formando bolhas e descamação.


Estas lesões localizam-se principalmente entre os artelhos e provocam coceira intensa. Sapatos e meias inadequados, apertados e de bico muito fino, que não permitem a ventilação e o uso de banheiros públicos com pisos úmidos, contribuem para disseminar a doença.


A micose de unha, onicomicose, é uma infecção causada por fungos, de difícil e longo tratamento, porque o fungo se adapta muito bem às unhas dos pés, provocando o engrossamento, amarelamento e descamação das unhas.


CUIDADOS DIÁRIOS PARA OS PÉS


A limpeza e refinamento da pele dos pés


A higiene dos pés é fundamental para evitar a proliferação dos fungos e bactérias, que encontram na umidade e temperatura resultante do confinamento aos sapatos, condições ideais para sua multiplicação.


O banho diário é a etapa mais importante para assegurar a limpeza, a remoção de células mortas e áreas endurecidas. Esfregue delicadamente o contorno das unhas e cutículas, retirando as impurezas acumuladas. Enxágüe abundantemente, para que o produto seja removido da pele de forma eficaz. Um eventual resíduo de produto de limpeza pode ressecar e irritar a delicada pele entre os dedos, favorecendo o ataque fúngico. Para finalizar a higiene lembre-se de secar muito bem os pés, especialmente a área entre os dedos e ao redor das unhas, a fim de diminuir ao máximo a umidade que favorece a multiplicação dos fungos e bactérias.

Dica importante!


Em dias mais frios e úmidos uma boa dica é usar um secador de cabelo para ajudar na secagem, antes de calças meias e sapatos.


É importante lembrar quer as buchas, escovas e esponjas usadas devem ser completamente enxaguadas e secas após o uso, e trocadas periodicamente, no máximo a cada mês, para evitar que também se tornem focos de contaminação microbiana.


Desodorizando os pés


Se você permanece com os pés calçados, totalmente cobertos por muitas horas, deve adotar o uso de desodorantes específicos para esta parte do corpo. Um agente anti-microbiano de grande uso em formulações desodorantes para os pés é o Triclosan, um germicida potente, que elimina as bactérias nocivas presentes nesta região.


 Após o banho, antes de calçar meias e sapatos, pulverize toda a extensão dos pés com um desodorante pédico, concentrando- se na região interdigital. Borrife também a parte interna do seu sapato e espere a secagem completa para se calçar.

Mantenha os calçados sempre limpos e secos, guardados em local bem ventilado e livre de umidade.


Hidratante a pele e evitando calosidades


A massagem diária dos pés proporciona um grande bem-estar, pois estimula a circulação sangüínea periférica, melhorando a oxigenação dos tecidos cutâneos e trazendo relaxamento imediato. Esta hidratação deve ser realizada com o auxílio de produtos que aliviam o cansaço dos pés após um longo dia de trabalho. Além de tonificar a estrutura dos pés, a massagem com produtos hidratantes garante a proteção da pele, aumentando a resistência contra os microorganismos invasores, como fungos e bactérias.


Com os pés limpos e secos, aplique uma pequena quantidade de produto sobre o dorso, espalhe nos calcanhares, sola e entre os dedos, massageando suavemente, em movimentos circulares, das extremidades para o centro.


Aproveite este momento, enquanto o produto é absorvido através da pele, para permitir o arejamento dos dedos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário