terça-feira, 11 de outubro de 2011

O que é acidez estomacal e como se manifesta

A acidez estomacal é o excesso de sucos digestivos no estômago, entre os quais se encontra o ácido clorídrico. Esses sucos podem refluir, subindo ao esôfago, ocasionando as chamadas azias que provocam a sensação de ardência no estômago.

Manifesta-se como sensação de acidez e dor de estômago. Em algumas ocasiões esse ácido sobe ao esôfago e pode produzir um forte mal-estar (azia).

Quando isto é freqüente, pode-se apresentar retenção de líquidos, tendências a artrite reumatóide, dor de cabeça, sensibilidade dos dentes ao vinagre e a frutas ácidas. Evitar: nervosismo, estresse, angústia, café, chá preto, farinhas e açúcares refinados, chocolates, refresco, pimenta, álcool, carnes vermelhas e aspirinas.

A acidez se apresenta mais frequentemente quando existem problemas nos rins e no fígado.


Tratamento:
- Não comer demasiadamente e mastigar e refeição lentamente, comenta o Dr. Samuel Klein, da Universidade do Texas.

- Ingerir uma boa dose de gel puro de Aloe Vera. Esse produto neutraliza a acidez e regula o pH.
A alfafa em forma de suco ou em tablete, pode ajudar devido ao seu poder altamente alcalino.
O gengibre também é um elemento de grande ajuda. Para absorver a acidez estomacal inclua em suas refeições alimentos alcalinos como a Tâmara, o milho tostado, mamão papaia e maçã cozida.

- Não se deite depois de comer, já que isto ajudará a que os sucos gástricos subam com facilidade para o esôfago e para a garganta.
Se for se recostar, mantenha a cabeça em posição elevada. É recomendável não se deitar antes de duas horas e meia após as refeições.


- Eliminar os produtos que produzem acidez, bebidas com cafeína, como café, o chá preto, os refrescos de cola. Além desses, o “chili”, a pimenta, cacau, os empadões de farinha, as carnes vermelhas e as massas. Assim como o cigarro, refrescos gasosos, já que estes expandem o estômago a abrir o esfíncter (válvula que conecta o estômago com o esôfago).

- Eliminar os alimentos frios e gordurosos.

Nota muito importante: Antes de qualquer alimento, coma primeiro as frutas e os sucos 30 minutos antes das refeições, porque se fizer o contrário, os alimentos poderão não ser digeridos rapidamente e se fermentarão ocasionando problemas digestivos e de acidez. O descuido com a acidez pode ocasionar úlcera estomacal.


- Elimine o estresse e o nervosismo de sua vida, já que esse é um dos principais causadores da acidez, da gastrite e da úlcera.

- Beba muita água. De 8 a 16 copos por dia. ÁGUA É SAÚDE.

ATENÇÃO: Quando sentir forte acidez, enjôos, vertigens, vômitos com sangue, dor desde o peito até o pescoço e os braços, consulte seu médico imediatamente.


http://saudeboa.blogspot.com/2008/04/tratar-da-acidez-estomacal-cuidar-da.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário