quarta-feira, 1 de junho de 2011

Cabelos Fracos o que fazer?


Impossível não entrar em pânico se eles estão caindo além da conta – o ralo do banheiro, a escova e a própria roupa são nossos mais temíveis termômetros. E, infelizmente, não é só a beleza que fica por um fio: a auto-estima despenca junto. Mas nada de se descabelar, pois, com a estratégia certa, tudo tem solução. Porém, lembre-se: quanto mais cedo correr atrás do prejuízo, melhor
 
“A queda de cabelo me deixou um ano em depressão."

Comecei a ficar desesperada cada vez que lavava a cabeça e notava que os fios escorriam ralo abaixo. Para piorar, começaram a ficar mais finos no topo. Ir ao cabeleireiro passou a ser um drama. Fiz uma verdadeira peregrinação em busca de soluções até descobrir que tenho tendência genética à perda e uma disfunção na tireóide que também leva sua parcela de culpa no problema. Hoje, uso um verdadeiro arsenal para recuperar a cabeleira, que inclui remédios via oral, uma loção específica e sessões de mesoterapia (injeções de medicamento no couro cabeludo). O tratamento está dando resultado, a queda diminuiu bastante. Mas tudo isso mexeu tanto com a minha vaidade e a auto-estima que até hoje tento superar o medo de ficar careca.”
S. , 27 anos 
  “Tinha 20 anos quando percebi a primeira falha no topo da cabeça,
que logo se estendeu para os lados e depois para a frente. Em pouco tempo, perdi mais da metade dos fios. Na cidade onde eu morava, só souberam dizer que era um problema hormonal, mas ninguém acertou o tratamento. Usei de tudo: fitoterápicos, vitaminas, loções, sem nenhum resultado. Há três anos faço sessões periódicas de mesoterapia, tomo flutamida oral e suplementos vitamínicos. Apesar da dor das injeções, estou muito satisfeita. Já recuperei 80% dos fios.”L. , 26 anos

O drama dessas duas leitoras ilustra uma situação que está ficando cada vez mais comum: a careca, velha inimiga da vaidade masculina, passou a assombrar as cabeças femininas. Se nos homens a perda dos fios é um golpe, na mulher trata-se de um nocaute na auto-estima. “O número de queixas de mulheres com queda de cabelo aumentou 20% nos últimos cinco anos”, diz o dermatologista Valcenir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo. É verdade que pacientes e médicos estão mais atentos ao problema, o que facilita a identificação e o tratamento. No diagnóstico, leva-se em conta a história da paciente, dos familiares, o exame físico e as dosagens de hormônios.
 
Principais causas da queda de cabelo nas mulheres

• Tendência genética
• Oscilações hormonais
• Dietas radicais
• Deficiência de minerais (ferro, cobre e zinco)
• Stress
• Problemas no couro cabeludo (como dermatites)
“A ditadura da magreza e os regimes drásticos estão por trás do problema”, acredita Bedin. Entre os especialistas, no entanto, não há consenso sobre como o stress interfere na queda de cabelo. Alguns defendem que o excesso de hormônios produzidos em situação de stress interfere na absorção de nutrientes essenciais à saúde e força dos fios. Outra teoria considera que o cabelo é o órgão de choque de algumas mulheres. Nelas, o stress fragilizaria os fios assim como em outras aparecem úlceras, por exemplo.
As alterações hormonais são também poderosos inimigos das cabeleiras. Não é à toa que as mulheres costumam notar o problema no período pós-parto ou na menopausa, quando os hormônios femininos despencam. E falhas em glândulas como os ovários, a tireóide ou as supra-renais acabam despejando na circulação maior quantidade de testosterona, hormônio masculino que as mulheres produzem em pequenas quantidades e que interferem no crescimento dos fios.

Doença dos Cabelos Quebradiços – Tricotiodistrofia tipo D – Síndrome Amish

 Trata-se de uma síndrome denominada Síndrome de Amish, pois foi a primeira família detectada com esta doença. É uma doença dos cabelos com cabelos quebradiços e fracos.

É uma forma de tricotiodistrofia provocada por deficiência de enxofre que torna os cabelos muito quebradiços.
As pessoas com as características da síndrome apresentam além dos problemas nos cabelos, déficit intelectual, diminuição da fertilidade e baixa estatura.
 É uma doença rara com poucos casos relatados na literatura. É uma desordem autossômica recessiva, causada por uma deficiência de enxofre. 
O diagnóstico é feito com base nos sinais clínicos, exame do cabelo com luz polar e análise bioquímica fornecendo provas da existência de uma deficiência em aminoácidos (em especial cistina) no cabelo.

 

www.boaforma.abril.com.br 
http://www.oficinadamoda.com.br/dica_moda.php?cabelos_fracos&cod_dica_moda=245&a=CABELOS%20FRACOS

2 comentários:

  1. Nunca tive muito cabelo mquase todo os pelos do corpo, posso reverter isso ou não? Agradecida

    ResponderExcluir
  2. QUE PORRA TU DISSE NÃO ENTEDIR NADA!

    ResponderExcluir