segunda-feira, 30 de maio de 2011

A química do corpo

Você sabia que seu corpo, ou de qualquer outro ser humano que conheça são um amontoado de elementos que não custam nem R$ 150. O que não tem preço, claro, é o jeito que tudo isso se organiza para formar você. Veja abaixo os elementos que constituem o corpo humano e sua proporção.

Carbono – 23% – 16 quilos
O que é a vida? O efeito colateral de uma propriedade dos átomos de carbono. Eles se juntam naturalmente em cadeias grandes e complexas. E seu corpo, em última instância, é uma dessas cadeias. Se o DNA fosse uma árvore, o carbono formaria os galhos. E esses galhos somos nozes: os vemos na forma de músculos, pele, cabelos…
Cálcio – 1,4% – 1 quilo
Não é só de dentes e ossos que se faz o cálcio no corpo humano. O minério mais abundante do organismo tem outras funções tão importantes quanto: sem ele, o sangue não coagularia e não conseguiríamos mover os músculos.
Fósforo
Fósforo – 0,83% – 580 gramas
No nosso corpo, o fósforo está longe de causar explosões. O que ele faz é armazenar e transportar energia dentro das células (e entre elas). Mesmo assim, só 20% do fósforo do organismo está nas células e no fluido em que elas boiam. Os outros 80% combinam-se com o cálcio para formar ossos e dentes.
Nitrogênio – 2,6% – 2,22 litros
O nitrogênio se junta com carbono para formar o ácido nucleico, coisa que você conhece como DNA, a supermolécula que organiza todos os ingredientes destas páginas na forma de uma estrutura bem especial, capaz de criar cópias de si mesma, se reproduzir. Em outras palavras, uma estrutura viva.
Água – 55% – 38,5 litros
Sem água não há vida porque é boiando na água que as moléculas do corpo se encontram e reagem quimicamente – a transformação de ar em energia via respiração é uma dessas reações. E claro: os 6 litros de sangue correndo aí para transportar nutrientes são 92% água.
 

Enxofre – 0,2% – 140 Gramas
O enxofre não deve ser subestimado e reduzido a um gás fedorento – pelo menos não quando está no organismo. Aqui ele não aparece na forma gasosa, mas sempre ligado a outros átomos. E compõe proteínas como a insulina, que transporta a glicose do sangue para servir de combustível às células.
Cloro e sódio – 0,27% – 195 Gramas
Juntos, o cloro e o sódio formam o sal. Mas no corpo eles trabalham separados. São como válvulas: não deixam faltar nem sobrar água nos tecidos do organismo. O sódio também é uma das peças envolvidas na contração muscular – para isso ele atua com o elemento aqui embaixo.
  

Potássio – 0,2% – 140 Gramas
Quando o sistema nervoso envia um sinal para que um músculo seja contraído, começa um movimento dentro das células: o potássio sai e o sódio entra. Essa troca da guarda gera o movimento. Por isso, a deficiência (ou o excesso) de potássio pode causar paralisia.
Metais – 0,009% – 6 Gramas
Ferro, zinco, cobre… Você também é feito de metal. O corpo usa 7 deles para funcionar. Ferro é o mais abundante (4,2 g): ele se junta com proteínas para formar nossos glóbulos vermelhos, os veículos que transportam oxigênio pelo corpo. O zinco, 2º mais presente (2 g), entra na receita dos glóbulos brancos, os soldados do sistema imunológico.
Isso tudo equivale à um adulto de 70 quilos.


http://www.quimicalizando.com/curiosidades/a-quimica-do-seu-corpo 

sexta-feira, 27 de maio de 2011

A química dos cheiros e perfumes

  O primeiro ponto a ser discutido com relação a cheiro, diz respeito à intensidade dos mesmos. Podemos notar facilmente que algumas espécies de plantas liberam substâncias que têm um forte aroma, enquanto que o aroma de outras só pode ser notado quando bem próximos. 

Esta diferença de intensidade dos aromas é explicada devido às interações intermoleculares que ocorrem nas substâncias presentes nas flores. Compostos que apresentam fracas interações intermoleculares tendem a ser mais voláteis, apresentando, portanto, maior pressão de vapor. Cabe lembrar aqui, que pressão de vapor é a pressão exercida por um vapor quando este está em equilíbrio com o líquido que lhe deu origem. Logo, podemos concluir que maior a pressão de vapor, maior a tendência das moléculas escaparem do líquido e, portanto, mais voláteis.
Voltando ao caso das espécies de plantas, aquelas que apresentam substâncias mais voláteis tendem a ser notadas a maiores distâncias, chegando aos nossos órgãos sensitivos mais rapidamente.
Mas, e no que diz respeito à percepção destes compostos pelo organismo humano, precisamos estar cientes de que o olfato não é o melhor de nossos sentidos. À medida que os primatas evoluíram e surgiu a espécie humana, a sensibilidade do olfato diminuiu. Entre todos os primatas, seres humanos são os que mais possuem glândulas produtoras de odores, sendo capazes de discernir talvez 10 mil ou mais cheiros diferentes. Entretanto, somos entre 10 e 20 vezes menos sensíveis no que diz respeito ao olfato quando comparados a um cachorro, e ainda mais comparados a um rato. 
 Quando sentimos um o cheiro de uma laranja, por exemplo, diversas terminações são estimuladas pelas diferentes substâncias liberadas pela casca da fruta e conduzidas para o cérebro. Agora, os “bits” de informação serão reunidos e analisados, e comparados com informações prévias armazenadas na memória, permitindo a identificação do cheiro.
Estes quimioreceptores (cílios de células sensoriais) presentes na mucosa nasal enviam o estímulo ao nervo olfatório e, daí, o estímulo chega a uma área do encéfalo denominada bulbo olfatório. Os estímulos que chegam a esta região são organizados e conduzidos por circuitos específicos de neurônios para diversos centros cerebrais, entre os quais se encontra o sistema límbico, uma das áreas mais importantes no processamento das emoções, sexualidade e desejo. Essa conexão entre o bulbo olfatório e o sistema límbico constitui uma via muito mais rápida de transmissão do estímulo do que a percorrida pelas informações visuais ou auditivas. 


quarta-feira, 25 de maio de 2011

Santo Sudário


O Sudário de Turin é um pano de linho, com 4 metros de comprimento. Tem uma imagem apagada, cor de palha, de um corpo de homem adulto, de constituição média, que aparentemente foi crucificado (marcas nas mãos e pés). Registros históricos situam o sudário em 1350, mas nos últimos 600 anos generalizou-se a afirmação de que esta é a mortalha de Jesus Cristo. Nos últimos anos foram feitos numerosos ensaios químicos e de outras naturezas com pequeninos fragmentos do tecido. A conclusão geral é de que a imagem não foi pintada no tecido por qualquer método convencional, embora não se possa dizer, exatamente, como foi impressa. Recentes progressos nos métodos de datação radioquímica levaram a novo esforço em 1987-1988, para estimar a idade do tecido. Com datação pelo carbono quatorze, mostrou-se que o linho de que foi feito o sudário prosperou entre 1260 e 1390 d.C.. No entanto, outros estudos foram realizados, levando-se em conta, um incêndio que ocorreu por volta do século XII, no qual o sudário foi exposto, sendo assim a datação por C14 foi influenciada por este incêndio, sendo observado nos novos estudos que o tecido era datado por volta dos primeiros séculos depois de Cristo, sendo assim, é possível que o tecido seja o mesmo que cobriu Cristo.
Os isótopos de C-14 entram na biosfera quando o dióxido de carbono é captado pelas plantas, durante a fotossíntese. As plantas são posteriormente ingeridas pelos animais que acabam por libertar o C-14 sob a forma de CO2. O isótopo de C-14 participa em muitos aspectos do ciclo do carbono.

O C-14 perdido por decaimento radioativo é constantemente substituído, através da produção de novos isótopos na atmosfera. Como resultado deste processo de desaparecimento ─ formação, estabelece-se um equilíbrio dinâmico responsável por manter uma razão constante de C-14 para C-12 na matéria viva.

Contudo, a partir do momento em que uma planta ou animal morre, o C-14 perdido por decaimento radioativo deixa de ser substituído pela absorção de mais carbono radioativo. A razão C-14/C-12 vai assim diminuindo á medida que o C-14 decai.
Este fenômeno ocorre também quando os átomos de carbono ficam aprisionados em carvão, petróleo ou em restos de madeira preservados sob a superfície e também, evidentemente, nas múmias egípcias. Ao fim de alguns anos, a proporção de núcleos C-14 numa múmia é menor do que num ser vivo.
O seu sucesso depende da exatidão com que conseguimos medir a velocidade de decaimento. Em amostras atuais, a razão C-14/C-12 é de cerca de 1/1012. Assim sendo, o equipamento utilizado na medição do decaimento radioativo tem de ser muito sensível. Fazer com precisão medidas sobre amostras antigas é ainda mais difícil, pois estas amostras contêm ainda menos núcleos C-14.
Apesar das dificuldades, a técnica de datação pelo radiocarbono tornou-se uma ferramenta de grande valor para estimar a idade de artefatos arqueológicos, pinturas e outros objetos de idades compreendidas entre 1000 e 50000 anos.
A determinação da idade do Sudário de Turim foi uma das aplicações recentes mais importantes do método de datação pelo radiocarbono.
Três laboratórios na Europa e nos Estados Unidos determinaram a idade do Sudário em 1988 a partir de amostras com menos de 50 mg. As medidas independentes mostraram que o Sudário deve datar de entre 1260 e 1390 d.C.
Assim sendo, este Sudário não pode ter sido a mortalha de Cristo.



http://www.quiprocura.net/sudario.htm 
http://www.mundovestibular.com.br/articles/1069/1/DETERMINACAO-DA-IDADE-DO-SANTO-SUDARIO/Paacutegina1.html 

domingo, 22 de maio de 2011

A Diferença Entre Supercongelamento e Congelamento

Primeiro, um pouco da história:

O Supercongelamento é resultado da evolução das técnicas de refrigeração iniciadas em meados do século XIX, quando, nos Estados Unidos, foi construído o primeiro frigorífico destinado ao resfriamento de maçã.

Nele era usado o sistema de gelo em depósitos aéreos a fim de resfriar a fruta e mantê-la ainda fria no armazanamento. Depois, a técnica foi se aperfeiçoando até o congelamento, e hoje o supercongelamento domina amplamente o comércio de víveres, especialmente nos Estados Unidos e na Europa. Este proceso existe desde 1920, mas começou a ter aplicação somente depois da Segunda Guerra Mundial.
Há uma diferença entre o congelamento e o supercongelamento.

No primeiro caso (congelamento), o resfriamento é relativamente lento, provocando a formação de cristais de gelo por fora das células do alimento; esses cristas exercem pressão sobre as células dos mesmos, rempem as mesmas e com isso provocam a perda parcial do sabor, do cheiro, e prejudicam o aspecto do alimento, além do seu poder nutritivo, que é uma das fontes mais importantes neles contidos.

O supercongelamento, só fabrica cristais que não destroem os tecidos. Por esse processo, o alimento é submetido a um "resfriamento de choque", ou seja, de uma temperatura próxima a 60° graus, ele é bruscamente resfriado até 40 graus negativos. Por este motivo, não ocorre qualquer alteração nos tecidos do alimento, nem no sabor ou no aroma.

Qualquer alimento pode ser tratado pelo supercongelamento, com três únicas exceções: o ovo cozido, a alface e o tomate sem casca, nos quais ocorrem modificações na consistência dos tecidos.

Segundo os técnicos em supercongelamento, os alimentos assim tratados têm a mesma qualidade dos recém -cozidos, com algumas vantagens: o processo conserva os valores nutritivos dos mantimentos.
Espinafre Supercongelado
O espinafre, por exemplo, 36 horas depois de colhido, tem apenas 35% de suas vitaminas originais; quando supercongelado, perde, em 8 meses, 10% delas; depois de um ano, 15%.
Isso ocorre porque os gêneros alimentícios contém enzimas e fermentos que, após a colheita, passam a destruir as vitaminas.
Com o supercongelamento, essas enzimas e fermentos são neutralizados.

http://toatentatudo.blogspot.com/2011/03/diferenca-entre-supercongelamento-e.html

sexta-feira, 20 de maio de 2011

As 100 melhores Leis de Murphy




41. O orçamento necessário é sempre o dobro do previsto. O tempo necessário é o triplo.

42. As variáveis variam menos que as constantes.


43. Pais que te amam não te deixam fazer nada. Pais liberais, não estão nem ai para você.

44. Entregas de caminhão que normalmente levam um dia levarão cinco quando você depender da entrega.

45. O único filho que ronca é o que quer dormir com você.


46. Assim que tiver esgotado todas as suas possibilidades e confessado seu fracasso, haverá uma solução simples e óbvia, claramente visível a qualquer outro idiota.


47. Qualquer programa quando começa a funcionar já está obsoleto.


48. Nenhuma bola vai parar em um vaso que você odeia.


49. Só quando um programa já está sendo usado há seis meses, é que se descobre um erro fundamental.


50. Crianças nunca ficam quietas para tirar fotos, e ficam absolutamente imóveis diante de uma câmera filmadora.


51. Nenhuma criança limpa quer colo.


52. A ferramenta quando cai no chão sempre rola para o canto mais inacessível do aposento. A caminho do canto, a ferramenta acerta primeiro o seu dedão.

53. Guia prático para a ciência moderna:
a) Se se mexe, pertence à biologia.
b) Se fede, pertence à química.
c) Se não funciona, pertence à física.
d) Se ninguém enten@ 8@f3emática.
e) Se não faz sentido, é psicologia.

54. O vírus que seu computador pegou, só ataca os arquivos que não tem cópia.


55. O número de exceções sempre ultrapassa o numero de regras. E há sempre exceções às exceções já estabelecidas.


56. Seja qual for o defeito do seu computador, ele vai desaparecer na frente de um técnico, retornando assim que ele se retirar.


57. Se ela está te dando mole, é feia. Se é bonita, está acompanhada. Se está sozinha, você está acompanhado.


58. Se o curso que você desejava fazer só tem n vagas, pode ter certeza de que você será o candidato n + 1 a tentar se matricular.


59. Oitenta por cento do exame final que você prestará, será baseado na única aula que você perdeu, baseada no único livro que você não leu.


60. Cada professor parte do pressuposto de que você não tem mais o que fazer, senão estudar a matéria dele.


61. A citação mais valiosa para a sua redação será aquela em que você não consegue lembrar o nome do autor.


62. Caras legais são feios. Caras bonitos não são legais. Caras bonitos e legais são gays.


63. A maioria dos trabalhos manuais exigem três mãos para serem executados.


64. As porcas que sobraram de um trabalho nunca se encaixam nos parafusos que também sobraram.


65. Quanto mais cuidadosamente você planejar um trabalho, maior será sua confusão mental quando algo der errado.


66. Tudo é possível. Apenas não muito provável.


67. Em qualquer circuito eletrônico, o componente de vida mais curta será instalado no lugar de mais difícil acesso.

68. Qualquer desenho de circuito eletrônico irá conter: uma peça obsoleta, duas impossíveis de encontrar, e três ainda sendo testadas.

69. O dia de hoje foi realmente necessário?


70. A luz no fim do túnel, é o trem vindo na sua direção.


71. A vida é uma droga. E você ainda reencarna.


72. Se está escrito "Tamanho Único", é porque não serve em ninguém.


73. Se o sapato serve, é feio!


74. Nunca há horas suficientes em um dia, mas sempre há muitos dias antes do sábado.


75. Todo corpo mergulhado numa banheira faz tocar o telefone.


76. A beleza está à flor da pele, mas a feiúra vai até o osso!


77. A informação mais necessária é sempre a menos disponível.


78. A probabilidade do pão cair com o lado da manteiga virado para baixo é proporcional ao valor do carpete.


79. Confiança é aquele sentimento que você tem antes de compreender a situação.


80. A fila do lado sempre anda mais rápido.


81. Nada é tão ruim que não possa piorar.


82. O material é danificado segundo a proporção direta do seu valor.


83. Se você está se sentindo bem, não se preocupe. Isso passa.


84. No ciclismo, não importa para onde você vai; é sempre morro acima e contra o vento.
 
85. Por mais tomadas que se tenham em casa, os móveis estão sempre na frente.

86. Existem dois tipos de esparadrapo: o que não gruda, e o que não sai.


87. Uma pessoa saudável é aquela que não foi suficientemente examinada.


88. Você sabe que é um dia ruim quando: O sol nasce no oeste; você pula da cama e erra o chão; o passarinho cantando lá fora é um urubu; seu bichinho de cerâmica te morde.


89. Por que será que números errados nunca estão ocupados?


90. Mas você nunca vai usar todo esse espaço de Winchester!


91. Se você não está confuso, não está prestando atenção.


92. Na guerra, o inimigo ataca em duas ocasiões: quando ele está preparado, e quando você não está.


93. Tudo que começa bem, termina mal. Tudo que começa mal, termina pior.


94. Amigos vêm e se vão, inimigos se acumulam.


95. "Pilhas não incluídas"


96. Você só precisará de um documento quando, espontaneamente, ele se mover do lugar que você o deixou para o lugar onde você não irá encontrá-lo.


97. As crianças são incríveis. Em geral, elas repetem palavra por palavra aquilo que você não deveria ter dito.


98. Uma maneira de se parar um cavalo de corrida é apostar nele.


99. Toda partícula que voa sempre encontra um olho.


100. Um morro nunca desce.

http://www.sitedecuriosidades.com/ver/as_100_melhores_leis_de_murphy.html

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Continuação das 100 melhores Leis de Murphy

21. A única falta que o juiz de futebol apita com absoluta certeza é aquela em que ele está absolutamente errado.

22. Por mais bem feito que seja o seu trabalho, o patrão sempre achará onde criticá-lo.

23. Nenhum patrão mantém um
empregado que está certo o tempo todo.

24. Toda solução cria novos problemas.


25. Quando político fala em corrupção, os verbos são sempre usados no passado.


26. Você nunca vai pegar engarrafamento ou sinal fechado se saiu cedo demais para algum lugar.


27. Os assuntos mais simples são aqueles dos quais você não entende nada.


28. Dois monólogos não fazem um diálogo.


29. Se você é capaz de distinguir entre o bom e o mal conselho, então você não precisa de conselho.


30. Ninguém ficará batendo na sua porta, ou telefonando para você, se não houver trabalho algum a ser feito.


31. O trabalho mais chato é também o que menos paga.


32. Errar é humano. Perdoar não é a política da empresa.


33. Toda a idéia revolucionária provoca três estágios: 1º. é impossível - não perca meu tempo. 2º. é possível, mas não vale o esforço 3º. eu sempre disse que era uma boa idéia.


34. A informação que obriga a uma mudança radical no projeto sempre chega ao projetista depois do trabalho terminado, executado e funcionando maravilhosamente (também conhecida como síndrome do: "Porra! Mas só agora!!!").


35. Um homem com um relógio sabe a hora certa. Um homem com dois relógios sabe apenas a média.


36. Inteligência tem limite. Burrice não.


37. Seis fases de um projeto: Entusiasmo; Desilusão; Pânico; Busca dos culpados; Punição dos inocentes; Glória aos não participantes.


38. Conversas sérias, que são necessárias, só acontecem quando você está com pressa.


39. Não se dorme até que os filhos façam cinco anos.


40. Não se dorme depois que eles fazem quinze.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Leis de Murphy

1. Se alguma coisa pode dar errado, dará. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível.

2. Um atalho é sempre a distância mais longa entre dois pontos.


3. Nada é tão fácil quanto parece, nem tão difícil quanto a explicação do manual.


4. Tudo leva mais tempo do que todo o tempo que você tem disponível.


5. Se há possibilidade de várias coisas darem errado, todas darão - ou a que causar mais prejuízo.


6. Se você perceber que uma coisa pode dar errada de 4 maneiras e conseguir driblá-las, uma quinta surgirá do nada.


7. Seja qual for o resultado, haverá sempre alguém para:

a) interpretá-lo mal. 
b) falsificá-lo. 
c) dizer que já o tinha previsto em seu último relatório.

8. Quando um
trabalho é mal feito, qualquer tentativa de melhorá-lo piora.

9. Acontecimentos infelizes sempre ocorrem em
série.

10. Toda vez que se menciona alguma coisa: se é bom, acaba; se é ruim, acontece.
 
11. Em qualquer fórmula, as constantes (especialmente as registradas nos manuais de engenharia) deverão ser consideradas variáveis.

12. As peças que exigem maior manutenção ficarão no local mais inacessível do aparelho.


13. Se você tem alguma coisa há muito tempo, pode jogar fora. Se você jogar fora alguma coisa que tem há muito tempo, vai precisar dela logo, logo.


14. Você sempre encontra aquilo que não está procurando.


15. Quando te ligam:

a) se você tem caneta, não tem papel.
b) se tem papel não tem caneta.
c) se tem ambos ninguém liga.

16. A
Natureza está sempre à favor da falha.

17. Entre dois acontecimentos prováveis, sempre acontece um improvável.


18. Quase tudo é mais fácil de enfiar do que de tirar.


19. Mesmo o objeto mais inanimado tem movimento suficiente para ficar na sua frente e provocar uma canelada.


20. Qualquer esforço para se agarrar um objeto em queda provocará mais destruição do que se deixássemos o objeto cair naturalmente.


http://www.sitedecuriosidades.com/ver/as_100_melhores_leis_de_murphy.html

quarta-feira, 11 de maio de 2011

O pH do xampu e a química do cabelo




Os xampus que andam mexendo com a cabeça da mulherada são os xampus com pH neutro. Essa onda garante beleza e proteção às madeixas, além de conservar melhor os modernos tratamentos, tudo porque esse xampu possui a propriedade de não agredir os cabelos, será verdade? Existe uma explicação científica para esse fato?

Antes de explicar como os xampus auxiliam nos tratamentos capilares, vejamos em que consiste a estrutura dos cabelos. Um fio de cabelo contém moléculas que se ligam de maneiras diferentes, a estrutura do cabelo muda conforme a
ligação.

São basicamente três formas de
ligações  moleculares presentes nos cabelos: pontes salinas, ligações de hidrogênio e pontes de dissulfeto. O segredo dos xampus está justamente aqui: mudar as interações que formam o fio de cabelo.

Para exemplificar, vejamos como mudar o visual apenas molhando o cabelo. Você já observou que os cabelos molhados tendem a permanecer sem
volume? As pessoas com cabelos rebeldes usam dessa propriedade para compor um visual mais agradável, mas o problema é que quando secos, os cabelos voltam à posição inicial. 

A explicação científica para este fato é que quando os fios de cabelo são molhados as ligações de hidrogênio presentes se quebram, mas ao secarem estas ligações são novamente formadas. Foi baseada nesta teoria que surgiram os xampus com pH neutro. 
Quando o cabelo é lavado com xampu ácido (pH ≈ 1,5), além das ligações de hidrogênio, são quebradas também as pontes salinas, o resultado é o cabelo rebelde e seco. E não adianta procurar um xampu com pH elevado (pH ≥ 8), estes são os piores, pois são responsáveis pelo aparecimento das famosas pontas duplas, em razão das quebras das pontes de dissulfeto presentes nas extremidades dos cabelos.

Então, qual é o xampu ideal para manter os cabelos fortes e saudáveis? O recomendável é usar xampus com pH entre 4,0 e 5,0 (pH moderado). Com base nestas informações é possível formular um xampu ideal para seus cabelos, além de aprender mais sobre pH ainda ganhará um visual novo.


Por Líria Alves
http://www.brasilescola.com/quimica/o-ph-xampu-quimica-cabelo.htm

segunda-feira, 9 de maio de 2011

A Descoberta de Criptonita na Terra


Criptonita é descoberta na Terra


Cientistas descobriram um mineral que até agora só existia nas histórias do Super-Homem. A fórmula da criptonita (ou kriptonita, como preferem alguns) - o mineral extraterreste que é a única forma de se destruir o homem de aço - foi detalhadamente descrita no filme O Retorno do Super-Homem.

Mas, ao contrário do que seria de se esperar, o novo mineral não foi encontrado em um meteorito ou algo do tipo. Ele foi localizado em uma mina na Sérvia e é branco, tem a textura de um pó e não possui qualquer tipo de radioatividade. No filme, a criptonita é verde e sólida.



Fórmula química da criptonita

Até agora desconhecido, o novo mineral foi estudado pelo Dr. Chris Stanley, do Museu de História Natural da Inglaterra. "No final da minha pesquisa, fiz uma busca na web utilizando a fórmula química do mineral - hidróxido silicato de sódio e lítio - e fiquei maravilhado ao descobrir o mesmo nome científico escrito em uma caixa de pedras de criptonita roubadas por Lex Lutor de um museu no filme O Retorno do Super-Homem."

A criptonita terrestre não oferece nenhum risco, nem para super-heróis e nem para os seres humanos comuns, e ainda poderá ser utilizada como uma fonte de lítio - um metal importantíssimo economicamente, utilizado na fabricação de pilhas, baterias, fuselagens de
aviões e medicamentos.


Jadarita, a criptonita terrestre

Mas o novo mineral não será chamado de criptonita. Os cientistas já decidiram que seu nome oficial será jadarita. Eles provavelmente têm suas razões, bem fundamentadas e justificadas.

Mas poderiam ter sido um pouco menos conservadores, principalmente porque acaba de nascer uma variação da bem conhecida expressão de que a vida imita a
arte - a natureza agora também parece imitar a arte.

E vai forçar todo mundo a dar um sobrenome ao novo mineral. Afinal, daqui a pouco, quem irá se lembrar do nome jadarita? Mas todos se lembrarão se falarmos da jadarita, a criptonita terrestre.




Fonte:
Artigo publicado em 27/04/2007
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010160070427

domingo, 8 de maio de 2011

Como Reagimos ao Parar de Fumar?


20 minutos – Pressão arterial e freqüência cardíaca voltam ao normal.
8 horas
- (CO) e (O2) voltam ao normal.
24 horas
– Começa a reduzir o risco de infarto agudo do miocárdio.
48 horas
– Terminações nervosas começam a se regenerar.
72 horas
– Respiração fica mais fácil (Brônquio relaxamento), aumenta a capacidade pulmonar.
2 a 3 meses
- Aumenta e facilita a circulação sanguínea (Caminhar toma-se mais fácil).
1 a 9 meses
– Diminuição da tosse, congestão nasal, fadiga e falta de ar, movimento ciliar brônquico volta ao normal, limpando os pulmões. Aumentando assim a capacidade física.
1 ano
- O imenso risco de doenças cardíacas coronarianas, cai para metade de quando se era um fumante habitual.
5 anos
– A possibilidade de desenvolver um câncer de pulmão cai pela metade. O risco de um derrame cerebral após 5/10 anos sem fumar – é o mesmo de quem nunca fumou, o risco de câncer de boca, garganta e esôfago também.
10 anos
- A morte por câncer de pulmão toma-se similar a dos não fumantes. As células pré-cancerosas são substituídas. reduz-se a quase zero os riscos de câncer na boca, garganta, esôfago

VOCÊ SABIA?

- A fumaça do cigarro contém Urânio, Plutônio, Tório e Polônio-210 (e mais outras 60 substâncias também radioativas). Fumar um maço de cigarros diariamente equivale aproximadamente, a uma radiografia por dia.
- Dois cowboys que faziam a propaganda do Malboro, ironicamente, morreram de Câncer do Pulmão.
- A nicotina presente no cigarro é utilizada como inseticida há, aproximadamente, 300 anos. Essa mesma nicotina que é tragada pêlos fumantes é a responsável pelo vício.
- Pesquisas atuais demonstraram que o vício causado pelo cigarro é semelhante ao vício causado por outras drogas, como cocaína ou heroína e que o abandono do cigarro é tão difícil quanto à das demais drogas.
- Quem nunca fumou ou não fuma há muito tempo, ao fumar apresenta os sintomas de uma intoxicação: tontura, náuseas, tosse, etc. Caso a pessoa insista em fumar esses sintomas desaparecem. Desse ponto em diante, o vício e todas as suas complicações são quase inevitáveis.

- A quantidade de cigarros ninados por dia é proporcional ao risco de se ter Câncer. Isso quer dizer que, se a pessoa fama de 1 a 9 cigarros diariamente, ela tem 5 vezes mais chance de ter Câncer do que um não-fumante, enquanto alguém que fama mais de 40 cigarros por dia tem uma chance 20 vezes maior que um não-fumante.
- Os fumantes passivos também têm chance de adquirir a doença, sendo que 25% a 46% das mulheres que morrem de câncer de pulmão e 13% a 37% dos homens não são fumantes, mas com certeza adquiriram a doença através da convivência com fumantes.
- 80 mil pessoas morrem no Brasil precocemente, a cada ano, em decorrência de doenças devidas ao tabagismo. Uma média de 10 pessoas por hora.
- 22 anos de vida é o que perdem as pessoas que fumam a vida toda, segundo cálculos da Organização Mundial de Saúde.
- 90% das mortes por câncer no pulmão são provocadas pelo fumo, que também é responsável por 85% das mortes por doenças pulmonares como enfisema.
- 25% das mortes provocadas por doenças coronarianas (infarto, por exemplo) e cérebrovasculares (como derrame) são provocadas pelo fumo.

ALGUMAS DAS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS CONTIDAS NOS CIGARROS


- Amônia (NH3): Produto usado em limpeza de azulejos. É corrosiva para o nariz e para os olhos. Vicia. Facilita a absorção de nicotina pelo organismo.
- Propilenogoglicol (CaHgO2): Usado em desodorantes. Faz a nicotina chegar ao cérebro. Também utilizado como umectante para hidratar o tabaco.
- Acetato de chumbo [PB (CH3CO2)2]: Presente na fórmula de tinturas para cabelo, como o Grecin 2000. Cancerígeno e cumulativo no organismo. Banido da gasolina.
- Formol (CHzO): Conservante de cadáver. Nos vivos, provoca câncer no pulmão, problemas respiratórios e gastrintestinais.
- Pólvora: Libera partículas cancerígenas quando queimada. Facilita a combustão do cigarro e a produção de uma fumaça suave. Provoca tosse, falta de ar e irritação das vias respiratórias.
- Methoprene: Inseticida usado em antipulgas. Provoca irritações na pele e lesões no aparelho respiratório.
- Cádmio (Cd): Usado em pilhas e baterias. Metal altamente tóxico e cumulativo no organismo. Causa danos nos rins e no cérebro. Corrói o trato respiratório, provoca perda de olfato e edema pulmonar. Leva até 20 anos para ser expelido.
- Naftalina (C1OH8): É usado para matar baratas. Gás venenoso sintetizado em forma de bolinhas. Provoca tosse, irritação na garganta, náuseas, transtornos gastrintestinais e anemia.
 - Fósforo (P4 ou P6): Usado na preparação de veneno para ratos, como o Racumin.
- Acetona (C3H6O): Usado em removedor de esmalte. Entorpecente e inflamável. Irrita a pele e a garganta, dá dor de cabeça e tontura.
- Terebintina: Usado para diluir tintas a óleo e limpar pincéis. Tóxico extraído de resina de pinheiros. A inalação irrita olhos, rins e mucosas. Pode provocar vertigem, desmaios e danos ao sistema nervoso.
- Xileno (C8H10): Presente em tintas de caneta. Inflamável e cancerígeno. A inalação irrita olhos, causa tontura, dor de cabeça e perda de consciência.
- Butano (C4H10): Gás de cozinha. Mortífero e altamente inflamável. Quando inalado, substitui o oxigênio no pulmão e é bombeado para o sangue. Causa falta de ar, problemas de visão e coriza.


http://www.vocesabia.net/saude/curiosidades-o-que-acontece-ao-parar-de-fumar/#more-453

sexta-feira, 6 de maio de 2011

OXI a nova droga que vem destruindo jovens no Brasil

Se você acha que o crack é a epítome do tenso, prepare-se pra se assombrar. Tá rolando pelo Norte e Nordeste brasileiro um primo da pedra filosofal mais treze ainda: se chama “óx-ci”, de oxidado (não “ô-xi”), e é resultado da substituição do bicarbonato e do amoníaco usados pelos nóias do Centro-Sul na mistura com o cloridrato de cocaína por querosene e cal virgem.
Resultado: 30% dos fissurados em oxi morrem em menos de um ano, segundo a pesquisa da REARD (Rede Acreana de Redução de Danos). Com o crack regular, um nóia dura uma média de oito anos.

Foi nesse estudo, aliás, o Vulnerabilidade à Aids por Usuários de Drogas, que se ouviu falar do oxi pela primeira vez, em 2003. Eles foram a campo tentar entender a relação entre o uso de merla/mescla (pasta de cocaína) com o aumento de doenças sexualmente transmissíveis e deram de cara com a droga, até então desconhecida no Brasil (vulgo Região Sudeste), apesar de, por lá, ser comercializada a preços mais baixos que seu primo dos condomínios brasilienses – por volta de R$ 3 a R$ 5.

Mas a coisa tá rolando com força, e as pedras amareladas de oxi já foram apreendidas no Acre, Maranhão e Pará, e, anteontem, fizeram com que a Polícia Rodoviária do Piauí começasse a se preocupar. E eu também, então resolvi procurar o Denarc pra ver se as ruas da capital continuavam seguras para eu poder fazer um filho por aqui. Com a palavra, o diretor geral do Departamento de Investigações sobre Narcóticos, delegado Marco Antônio Pereira Novaes de Paula Santos:

“[O oxi] não chegou [a São Paulo] e nunca vai chegar! Não vai chegar porque a qualidade é pior. Lá eles têm dificuldade em conseguir alguns insumos básicos que são fáceis de conseguir por aqui. Foi por isso que surgiu o oxi lá, que na verdade nada mais é que um crack de pior qualidade. É mais danoso à saúde? É, porque os insumos são diferentes. Em tese, os dois são ruins, mas os insumos do oxi são mais nocivos. Mas não temos conhecimento dessa droga sendo comercializada aqui.”
Outro lado perverso do Oxi

Se a dependência química em relação a cocaína já é um problema seríssimo, o uso do oxi quase sempre desencadeia o consumo de álcool – cachaça, cerveja ou até mesmo o álcool de farmácia (os usuários do oxi em geral tem uma renda muito baixa). Além da dependência química o oxi pode levar ao alcoolismo.
No começo o dependente químico em oxi parece sentir uma sensação de euforia, de ânimo. Depois vem o medo, a mania de perseguição, a paranóia”. A droga só dá “barato” no momento em que está sendo consumida, e cada pedra dura cerca de 15 minutos. Para perpetuar o barato, o álcool serve de alívio entre uma dose e outra, num ritual que se alonga por mais de 6 horas, geralmente à noite.


Para conseguir mais droga e dar fim a “fissura”, é comum que os usuários se entregarem a pequenos roubos e à prostituição, o que os torna mais vulneráveis à AIDS e demais doenças sexualmente transmissíveis.
 
http://www.jadsonet.com/2010/11/oxi-nova-droga-que-vem-destruindo.html
http://www.jadsonet.com/2011/02/consequencias-do-uso-da-droga-oxi.html

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Acidez Bucal

 
Na nossa saliva existe acidez, portanto é possível medir o pH (potencial hidrogeniônico). Mas isto depende de como os alimentos se comportam na nossa boca. Este fator influi na saúde bucal. Dependendo do alimento ingerido, podem aparecer cáries. As cáries aparecem porque a fermentação do bolo alimentar produz ácidos, por exemplo, as bactérias que estão na saliva fermentam os carboidratos dos alimentos produzindo ácido lático.  Esta reação química faz com que diminua o pH da boca. Fica em torno de 4,5, portanto ácido. 

Os dentes aparentemente parecem fortes, devido à sua estrutra óssea. Na verdade, os dentes são envolvidos por um mineral, a hidroxiapatita Ca5(PO4)3OH.
A reação dos ácidos com a hidroxiapatita forma sais solúveis em água, por isso parte do mineral se dissolve em água, o que favorece o surgimento de pequenas cavidades nos dentes. 


Se a pessoa tem o distúrbio da bulimia, onde ela ingere o alimento e provoca o vômito, o pH da boca aumenta mais ainda, porque o ácido que está no estômago (ácido clorídrico) é eliminado junto com o vômito. O pH pode chegar a 1,5, ou seja, alta concentração de íons H+ indicando alta acidez.
Para combater essa corrosão diária dos dentes, usa-se uma solução de flúor. Os íons fluoretos transformam a hidroxiapatita em fluoropatita, que é menos solúvel em ácidos. 
Quem diria, até em nossa própria saliva existe a presença do potencial hidrogeniônico (pH), tudo se deve aos alimentos que ingerimos e como esses se comportam dentro de nossa boca. O pior é que este fator influi em nossa saúde bucal, o conteúdo a seguir esclarecerá a dúvida: Por que cáries aparecem em nossos dentes? A fermentação do bolo alimentar produz ácidos, por exemplo, as bactérias existentes em nossa saliva fermentam os carboidratos dos alimentos produzindo ácido lático, essa reação leva a uma diminuição do pH da boca, ele fica abaixo de 4,5 (ácido). Pode até parecer que os dentes são fortes por se tratar de uma estrutura óssea, mas a composição dos dentes envolve o mineral hidroxiapatita, inclusive é o principal constituinte, cuja fórmula é Ca5(PO4)3OH. A reação de ácidos com Hidroxiapatita dá origem a sais solúveis em água, por isso parte da Hidroxiapatita se dissolve, o que favorecerá o aparecimento de pequenas cavidades nos dentes. O problema pode ser ainda maior se o indivíduo tiver a doença bulimia (distúrbio provocado pela ingestão de alimentos seguida de vômito induzido). 
A doença faz com que o ácido clorídrico existente no estômago seja eliminado junto com o vômito, o que leva a uma redução ainda maior do pH presente na boca, chegando a 1,5 (muito ácido). Apresentamos aqui uma solução para combater a corrosão dentária: a aplicação periódica de flúor. Os íons fluoreto (F-) presentes no flúor transformam a Hidroxiapatita em fluorapatita (substância ideal por ser menos solúvel em ácidos). Vale lembrar que o flúor sozinho não resolve o problema, uma escovação correta e o uso diário do fio dental são fundamentais para evitar a deterioração dos dentes. 

http://www.soq.com.br/curiosidades/c18.php
http://querosaberdequimica.blogspot.com/2009/06/acidez-bucal.html

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Alerta sobre tinturas nos cabelos


O 67º encontro anual da Academia Americana de Dermatologia (AAD) debateu sobre os perigos do uso de tintas nos cabelos. O dermatologista Dr. Jardis Volpe, da Clinica Volpe, presente ao evento, realizado em março, explica as razões.
Durante o encontro realizado do dia 06 a 10 de março, em São Francisco, foram debatidos os prejuízos que a tintura pode causar aos cabelos. Segundo o dermatologista e médico cosmiatra Dr. Jardis Volpe, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, a recomendação é que as pessoas não passem tintura nos cabelos, sobretudo, as que têm fios mais frágeis e com tendência a queda. O alerta também é de evitar realizar dois tipos de química no mesmo dia. "Submeter os cabelos a químicas consecutivas pode enfraquecê-los ainda mais e promover o aumento da queda", comenta o dermatologista. Todos os médicos presentes no encontro chegaram ao consenso de que o correto é esperar pelo menos 15 dias entre uma e outra química.
Já para quem tem queda de cabelo, no entanto, há tratamentos eficazes e rápidos. Por isso, concluiu-se que a técnica da fototerapia é a melhor solução. "Trata-se de um banho de luz com atividade biológica, que aumenta o fluxo de sangue no folículo e fortalece os fios. Com isso, além de se evitar a queda, há o aumento da quantidade de fios novos. O tratamento já está disponível no Brasil, e pode ser realizado semanalmente, de 10 e 20 sessões", finaliza Volpe.
Fonte: Holding Comunicação

Posso pintar os cabelos na gravidez?
O problema de pintar os cabelos, principalmente para as mulhers grávidas, está na variedade dos produtos químicos presentes em tinturas. Descolorir também é perigoso: o processo exige o uso do peróxido de hidrogênio. E permanentes e relaxantes envolvem uma variedade dos produtos químicos.
Ainda existem poucas pesquisas sobre os efeitos do uso de tintura durante a gravidez humana. Nos estudos em animais, em doses 100 vezes mais altas do que o que seriam usadas normalmente na aplicação humana, nenhuma mudança significativa foi vista no desenvolvimento fetal. Sabemos que somente uma pequena quantidade de todo o produto aplicado no couro cabeludo é absorvida.
Por isso a discussão entre médicos e profissionais é acirrada, perguntas ainda permanecem sem respostas, por exemplo: os níveis baixos da tintura do cabelo podem ser absorvidos através da pele após a aplicação, e a tintura é excretada na urina? Há uma quantidade mínima para não causar um problema para o bebê?
Devido aos poucos estudos realizados sobre efeitos adversos dos procedimentos de tratamento e embelezamento dos cabelos durante a gravidez, e pelo risco, ainda não esclarecido, de alterações no bebê devido à pequena absorção destes produtos químicos, não é recomendado que se realize tais procedimentos, principalmente na fase inicial da gravidez, primeiro trimestre, fase de diferenciação e definição celular.
Converse com o seu médico sobre esse assunto.
http://www.gestantes.net/posso-pintar-os-cabelos-na-gravidez-2/